terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A professora normalista x professora do século XXI

   Antigamente, na época das professoras normalistas o ensino era diferente pois os estudantes tinham respeito pelos professores que eram considerados os donos do saber, mas atualmente mudou muita coisa. Com a tecnologia os alunos que na maioria das vezes tem um certo conhecimento vem para a sala de aula achando saberem mais que os professores.
    O Instituto de Educação apresentava mais uma imagem para as professoras: eram uma espécie de missionária valente, orgulhosa e destemida, patriota, a alma inflamada pelo clarão do instituto. Tendo essa imagem as professoras se sentiam donas do saber, por essa motivo os alunos demonstravam grande respeito por elas. Também nessa época a educação era mais rígida tendo controle dos pais na vida de seus filhos. As professoras eram de certa forma melhores remuneradas.

    Atualmente as professoras são consideradas pela Secretaria de Educação como objetos da alfabetização e não como sujeitas. Infelizmente o professor não demonstra em alguns casos uma imagem que impõe tanto respeito quanto naquela época,pois muitas professoras  enfrentam em sala de aula muita coisa que torna seu trabalho desgastante. O salário também desvaloriza muito essa profissão que é cheia de desafios, em alguns casos professores trabalham três turnos para ganhar em média mil e quinhentos reais e para dar conta desse serviço viram a noite corrigindo provas. E o tempo de lazer para cuidar da casa e dos filhos não existe. As leis que protegiam as professoras  e lhes davam maior autoridade na escola, hoje não existem mais, os Estados não garantem nem a segurança física dos alunos e principalmente dos professores que em muitas vezes tem alunos armados e drogados em sala de aula.
   Existem professores que se sentem envergonhados por não terem a coragem de fazer alguma coisa contra essas dificuldades, que enfrentam na sua vida profissional.
    Levando em conta tudo isso, existem professores motivados a mudar o futuro da educação e garantir assim uma educação  que transforma a vida de seus alunos


Escrito por: Amanda Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário