terça-feira, 8 de dezembro de 2009

È època de mudanças.. mas, e a educação.

    O século xxi está sendo marcado pelo tempo em que tudo se modifica num ritmo acelerado. Para alcançar sucesso, reconhecimento, é necessário ter a capacidade de reciclagem e a de adaptação. E com o profissional de educação não deveria ser diferente, já que é o docente que prepara o individuo desde pequeno para essa realidade: o mundo versátil.
    Porém, há falhas no processo educacional. O professor, de uma forma geral, o professor não está capacitado corretamente para lidar com a instabilidade dos dias atuais. Alguns explicam este fato em decorrência  do salário  incompatível com as tarefas, acrescentando sempre que falta recursos, não há oportunidades para capacitação, entre outras reivindicações. O que se tem hoje é uma mitologia de insatisfação no ensino, mascarada pela indignação dos profissionais da área, que insistem em fazer greve, mas pouco se preocupam com a consequência de suas atitudes: Os alunos ficam abandonados em plenos dias letivos, tendo que recuperar com programações alienadas ou aulas cansativas. Além disso O salário de professor já sustentou e sustenta muitas famílias; Não se vive com luxo, mas não se passa fome.
     Assim sendo, creio que discernimento e a vocação deveriam ser os tópicos mais importantes para a avaliação desses profissionais. Toda profissão da trabalho e exige tempo, mas apenas os dedicados , os interessados administram tais tarefas com capricho. Quanto a capacitação essa é individual, só progride quem busca por ela, com a vantagem de que na educação alguns cursos são gratuito. Acredito que o problema esteja na confusão do conceito de democracia; Hoje muitos reclamam, poucos ouvem; É necessário cumprir seu direito, pois na democracia há espaço, sim, para expor opiniões, mas é necessário acatar a decisão da maioria.


 Escrito por:Camille B Benetti

 Digitado por: Gisele de Souza Farias.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário